Saiba tudo sobre a higiene íntima feminina

Da puberdade até à menopausa, passando pela maternidade, as mulheres passam por várias etapas da sua feminilidade. No ciclo, uma mulher deve aprender a gerir vários problemas e situações desagradáveis. É durante a adolescência que o seu corpo muda rapidamente e, por isso, é preciso uma adaptação igualmente rápida.

A higiene deve ser prioritária. É essencial investir nos produtos especificamente concebidos para a toilette íntima da mulher.

Um gel de limpeza para proteger a flora íntima
A zona íntima deve constituir um objeto de particular atenção, todos os dias, independentemente da altura do mês. É recomendado lavar a zona íntima com um gel.

Não agressivo, permite evitar a degradação da flora vaginal. O gel não deve ser aplicado numa toalha, por ser muito propícia a micróbios. Uma simples limpeza com a mão é suficiente e aconselhável.

O gel de limpeza deve ser apenas utilizado para uma limpeza externa. A zona vaginal é propícia às suas próprias bactérias, que permitem uma “autolimpeza”. Uma utilização interna pode destruir a flora vaginal e favorecer, consequentemente, infeções.

Toalhitas para manter a frescura todo o dia
Mesmo respeitando as regras de higiene do senso comum, é normal e possível que não se sinta perfeitamente limpa e fresca todo o dia.

Não é preciso hesitar na mudança da roupa, sobretudo após uma atividade desportiva. A transpiração entranha-se e pode favorecer o aparecimento de bactérias.

As mudanças hormonais associadas à adolescência e o stress podem aumentar as secreções vaginais. Ao utilizar calças com o material adequado, cuecas com um material respirável e toalhitas adaptadas está a proteger e lavar a sua zona íntima de forma não invasiva.