Uma criança (um bebé ou um recém-nascido) cuja pele não seja protegida do frio e do vento com produtos adaptados pode ser vítima de rachaduras ou gretas ao nível dos lábios e pode mesmo vir a desenvolver congelamentos das mãos e dos pés. A sua pele torna-se áspera e a comichão pode incomodá-lo. As principais áreas a serem protegidas durante o inverno são principalmente o rosto, os lábios e as mãos.
Bons gestos a adotar:
- Utilizar de preferência produtos com cold cream, cremosos, hipoalergénicos, testados sob controlo pediátrico e aplicá-los tantas vezes quanto necessário por dia: então você protege a pele do seu filho aplicando uma película semipermeável de proteção e lipídios em sua superfície que evite todos esses inconvenientes.
- Não negligencie os lábios porque o bebé o humedece-os frequentemente e isso agrava os cortes e os efeitos do frio. Procure ter sempre um bálsamo ou um stick adaptado.
- O corpo também é sujeito a agressões devido às mudanças de temperatura, à fricção causada pelas roupas, ao calcário presente na água. No entanto está menos exposto ao frio do que o rosto, por isso é inútil aplicar um creme muito gordo. No entanto, não deve ser negligenciado. Cuide da pele com um hidratante e aproveite este momento para lhe proporcionar uma pequena massagem. Este momento de cumplicidade e relaxamento será um verdadeiro prazer para você e para ele.
Não se esqueça de cobri-lo corretamente com roupas adaptadas, mas também de descobri-lo quando o sujeita ao calor (dentro do carro, em loja, salas de espera, etc.).
O frio, o vento, as mudanças de temperatura, as fricções causadas pela roupa são frequentes e prejudiciais: proteja o seu bebé.