A muda da fralda: como aperfeiçoar

A pele do rabinho do bebé é muito vulnerável. Para além de ser muito fina e frágil, está sujeita a inúmeras agressões tais como humidade, urina, fezes, oclusão, fricção e atrito causado pelas fraldas.

É por isso que os recém-nascidos sofrem frequentemente de vermelhidões e irritações no rabinho.

É essencial proceder a todos os cuidados a cada muda da fralda. Nos primeiros meses pode fazer 6 a 10 mudas por dia.

A higiene do rabinho do bebé necessita de um produto que respeite as especificidades da sua pele. A utilização de água de limpeza micelar é suficiente se se tratar apenas de urina. Se o rabinho estiver mais sujo o melhor será utilizar um leite de limpeza hidratante. A limpeza faz-se de frente para trás, insistindo nas dobras.

De seguida, a secagem deve ser o mais rigorosa possível, sobretudo nas dobras onde a maceração é frequentemente responsável por irritações e por aquilo a que denominamos de “eritema da fralda”. Após a secagem poderá aplicar um creme protetor, em camadas espessas e uniformes, para evitar vermelhidões ou tentar apaziguar as já existentes.

Em viagem, limpe as nádegas do bebé com a ajuda de um algodão embebido em leite hidratante suave e, de seguida, enxague com outro algodão embebido em água ou outra solução micelar. As toalhitas sem álcool também são cada vez mais utilizadas.

Aproveite estes momentos para criar vínculos de cumplicidade com o seu bebé. Mas atenção: nunca deixe o seu bebé sozinho no fraldário.