O despertar dos sentidos do bebé

Tocar, ouvir, sentir, degustar e, finalmente, ver, o seu recém-nascido é dotado de um formidável potencial de perceções desde a sua chegada ao mundo. Cada sentido evolui ao seu ritmo, mas aos 4 anos de idade o essencial já está desenvolvido.

Ainda no ventre, o bebé já desenvolve perceções muito elaboradas:

  • Ele descobre o toque esfregando-se nas paredes do útero ou sentindo as carícias que você lhe dá através da barriga. Após o nascimento, o contacto pele com pele, as massagens, e as brincadeiras permitem que ele desenvolva esse significado.
  • A partir do terceiro trimestre da gravidez, o sabor e o cheiro aparecem e o seu bebé começa a provar o líquido amniótico, o que lhe permite reconhecer certos alimentos fortes que você ingeriu durante a gravidez (alho, anis, citrinos, especiarias, etc.). O desenvolvimento do sabor continua após o nascimento, especialmente se estiver a amamentar porque o leite materno transmite o sabor do que você come.
  • A partir do sexto mês da vida intrauterina, ele ouve sua voz através das vibrações transmitidas pelo líquido amniótico. Desde o nascimento, a audição é normal, ele olha para a mãe ou para o pai quando falam com ele. Ele pode até perceber o seu tom, acalmando-se se a voz é suave ou chorando se a voz for agressiva e agitada ou após um barulho violento. A audição é essencial para adquirir a linguagem que é o meio de comunicação natural e indispensável. É por isso que agora é realizada uma verificação auditiva a cada bebé antes da saída da maternidade.
  • A visão, que certamente está pronta, será exercida no nascimento (o bebé pisca os olhos e reage à luz, evoluindo ao longo do tempo, mas tem uma visão limitada que levará cerca de um ano para se desenvolver bem.) Após o primeiro mês, começa a seguir a luz, mas o rastreamento ocular de um objeto pode aparecer apenas por volta dos 3 meses. Deve controlar a sua visão e especialmente a aparência ou a persistência de um estrabismo, a fim de otimizar e preservar a visão do seu filho.

 

Para estimular o desenvolvimento dos sentidos do seu filho, deixe-o provar durante a fase de diversificação de alimentos a maior quantidade de alimentos possível, desperte o seu olfato evitando odores muito fortes, mas especialmente deixe-o brincar, ou brinque com ele, porque as brincadeiras são particularmente construtivas, motivando e estruturando. Atenção, no entanto, à hiperestimulação que pode ser prejudicial. Procure respeitar sempre as habilidades do seu bebé.