O banho tem como principal objetivo lavar o bebé mas também deve ser um momento privilegiado de interação, de cumplicidade, de um prazer partilhado e de relaxamento para si e para o bebé. É preciso arranjar tempo e disponibilidade para este momento. Procure dar banho ao bebé calmamente e sem preocupações.
Pode dar banho ao bebé todos os dias, mas é melhor não o fazer se o fizer à pressa ou se ele tiver a pele muito seca.
É preferível dar banho ao bebé sempre à mesma hora, de forma a manter uma rotina. A melhor altura para o fazer é ao final do dia, se o horário familiar assim o permitir, uma vez que o bebé fica mais relaxado e pronto para dormir.
Ao início tente dar banhos curtos (pode até lavá-lo no fraldário e enxaguá-lo de seguida), aumentando gradualmente a duração dos mesmos especialmente se o bebé demonstrar agrado.
A água do banho deve ser quente, aproximadamente 37ºC, devendo sempre confirmar quer com um termómetro, quer com o cotovelo, antes de colocar o bebé na água. Verifique se a temperatura ambiente está correta, em torno dos 22ºC.
Procure ter tudo aquilo de que precisa à mão de forma a nunca deixar o bebé sozinho.
Utilize um gel de banho suave e hipoalergénico a fim de respeitar a pele sensível do bebé. Mantenha a cabeça do bebé na dobra do seu cotovelo, deslizando as mãos sobre as nádegas, e circundando os dedos na coxa para lavar e enxaguar com a outra mão. Não se esqueça do cabelo.
Seque bem o bebé com uma toalha após o banho, não esquecendo as dobras.
Aconteça o que acontecer, nunca deixe um bebé sozinho uma vez que este pode afogar-se em apenas 10cm de água.