Quais as grandes etapas do desenvolvimento motor do bebé?

Eis as principais etapas do desenvolvimento motor do seu bebé, desde o nascimento aos 6 meses:

  • No nascimento, não é propriamente racional e os seus movimentos são mais reflexos e involuntários (reflexos arcaicos): marcha automática, o reflexo de agarrar e apertar as mãos/os dedos, etc.
  • Durante o segundo mês, começa a levantar a cabeça e a mexer os braços e as pernas de maneira desordenada para expressar prazer.
  • Aos 3 meses: os movimentos reflexos desaparecem (e isso é essencial) para dar lugar ao início de movimentos voluntários mais ou menos bem controlados. Ele controla melhor a posição da cabeça, mantendo-a direita e olha diretamente para si, virando a cabeça e seguindo-o com os olhos se necessário.
  • Aos 4 meses: o rastreamento da cabeça e do olho é perfeitamente adquirido. Pode começar um rolar da parte de trás para o lado; ele descobre as suas mãos e olha para elas, fazendo com que elas se movam; estes são os veículos de aderência voluntária.
  • Aos 5 meses: pedala com as pernas. Ele adquire e desenvolve o aperto voluntário dos objetos que alcança, agita ou carrega na sua boca. Pode virar ou rolar de costas para rastrear os seus movimentos.
  • Aos 6 meses: o bebé senta-se com apoio nas costas. Pode mover-se sozinho da posição deitada na parte de trás para uma posição plana de barriga. Ele brinca com os pés quando está deitado de costas e de bom grado leva-os voluntariamente à boca. De barriga deitada, no fraldário ou na espreguiçadeira, pode descansar nos antebraços e endireitar a cabeça e uma parte superior das costas. Inclusive, talvez rolar da barriga na parte de trás. De pé, começa a esticar-se ou até mesmo a pular, passos indispensáveis ​​para começar a andar. Ele apreende os objetos, mas com uma palma da mão e começa a passá-los de uma mão para a outra.

 

Atenção, cada bebé é único e essas aquisições variam de um para outro e desenvolvem-se mais ou menos de forma rápida. Cada bebé está vai mudando ao seu próprio ritmo. O despertar e o desenvolvimento psíquico (intelectual, emocional, sensorial e comportamental) evoluem em simultâneo com o desenvolvimento motor e são inseparáveis.